02. 03.

domingo, 18 de abril de 2010

VocêTV



Em 2005 foi criado por três ex- funcionários da PayPal, o YouTube. O site permite que qualquer pessoa carregue e divulgue vídeos de qualquer natureza. Ele obteve sucesso rapidamente, e em menos de um ano foi adquirido pelo gigante Google por quase dois bilhões de dólares. Tube é uma gíria em inglês para televisão, logo YouTube significa VocêTv. Nesses cinco anos de existência, muitas polêmicas envolveram o seu nome. Acredito que a mais famosa tenha sido quando a apresentadora/ modelo Daniela Cicarelli foi filmada trocando carícias com seu então namorado na época. Tamanha repercussão do vídeo, ela entrou com uma ação na justiça e conseguiu que ele fosse proibido de ser veiculado no site. E mesmo com tantos processos envolvendo seu nome, o sucesso do site é incontestável e evidentemente foi uma das maiores revoluções da web 2.0.



Nele são postadas cerca de vinte e cinco horas de vídeo por minuto. Mesmo sendo de livre acesso, vídeos protegidos por direitos autorais são proibidos a postagem. Entretanto existem vários deles lá, que são removidos a partir do momento que são identificados. Podemos dizer então que daqui a alguns anos a TV, o cinema, o teatro serão substituídos pelas novas mídias?

Muitos acreditam nessa hipótese, mas será válido? A transmissão de vídeos pela internet faz com que alguns deixem de ligar a TV para verem seus programas preferidos online, do mesmo jeito que há algumas décadas a mesma TV citada acima, permitiu que você assistisse seus filmes preferidos, antes apenas vistos nas salas de cinema, pela telinha. O cinema não foi extinto e creio que a televisão também não será.

Outro exemplo a ser citado é o stand-up. Comediantes postam vídeos de no máximo dez minutos (que é o permitido pelo próprio YouTube), com previas de suas apresentações. Ao invés de satisfazer o espectador com suas piadas e gracejos, o vídeo desperta a curiosidade e a vontade de conhecer melhor esse novo modo de fazer rir.

Segue abaixo um exemplo de stand-up, protagonizado por Danilo Gentili.



Para informação, o vídeo foi carregado pelo próprio Danilo, e teve como resultado um crescimento em seu numero de fãs e admiradores. Ele faz apresentações por todo o país, fazendo com que muitos paguem para vê-lo e ouvi-lo pessoalmente.

A tecnologia traz benefícios a quem consegue usá-la com proveito. Não adianta dizer que a pirataria é sua culpa, pois não é. Ela surge a partir de pessoas mal-intencionadas ou sem condições de obter a mídia desejada. Podemos compará-la com a arma de fogo, que não é nem um pouco responsável por milhares de assassinatos que existem por dia.

11 comentários:

Adriana Guimarães,  18 de abril de 2010 às 20:19  

Muito legal seu texto Isabela, me faz lembrar das pessoas que conseguiram se destacar e conseguir seu espaço no mundo da fama, não só cantores e comediantes de Stand up, mas já vi meninos que postaram vídeo no youtube jogando bola e através disso conseguiram entrar em clubes importantes.
Se você souber usar, o Youtube pode ser uma ferramenta muito bacana para conseguir o seu espaço, conquistar fãs e tudo mais.

Cristina Okuma,  19 de abril de 2010 às 00:03  

Então Izabella, o youtube contribuiu para muitos artistas e é bem como você disse, sabendo usar, só lhe trará bons resultados. Acredito que essas ferramentas digitais ajudam muito, mas não substituem certas coisas, e o exemplo foi bem dado, stand-up ao vivo é muito melhor do que pelo youtube...

Maristela Zago,  19 de abril de 2010 às 13:43  

Também concordo com vc Iza, se o teatro não foi extinto com o aumento das salas de cinemas e a quantidade de filmes lançados, a TV e os videos continuarão tendo audiência dos que gostam e fazem questão de pagar por isso.
Pra vc ter idéia da febre que o you tube se tornou, tenho uma sobrinha de 2 anos que já liga o computador sozinha e pede pra ligarmos o "tube" para que ela assista o episódio que quiser dos backyardigans. Segundo ela, o da TV é chato. Pelo You tube ela consegue ver 500 vezes o mesmo episódio e achar cada vez mais graça neles.
Nós temos que saber usufruir dos benefícios e praticidades que a tecnologia nos proporciona, sem perder o bom senso.

Fábio Santana,  19 de abril de 2010 às 19:43  

Sou totalmente a favor do Youtube... é um exemplo clássico do que realmente a interatividade na internet. Voce pode ver artista que voce nao teria oportunidade de ver passando na TV. Além é claro de divulgar o trabalho desses artista que nao conseguem chegar ao mercado restrito da TV. Claro que tudo visto ao vivo e pessoalmente é melhor mas o youtube é um beneficio inegável.

Elis Ribeiro,  20 de abril de 2010 às 12:08  

O youtube é incrivel! tem de tudo um pouco e você pode conhecer muita coisa boa por exemplo o stand-up do Danilo Gentili, do Rafinha Bastos, Oscar Filho, etc.
Videos engraçados, culturais, informativos, programas de tv que você queria ver e não conseguiu ver ao vivo ou no dia que passou.
É um grande canal de divulgação.

Regina Dias,  21 de abril de 2010 às 19:02  

Isa,concordo que outros eventos culturais terão seus espaços garantidos pois há lugar para todos e nada melhor como ver espetáculos ao vivo não é mesmo? mas o youtube veio para ficar e não viveremos sem ele,
Lá encontramos tudo,e sabendo usar que mal há?

Fabiana V. C. de Oliveira,  21 de abril de 2010 às 22:27  

O youtube é uma ferramente incrível, desde que seja usada com sabedoria e moderação.
Muitas pessoas que eram "anônimas" alcalçaram o sucesso e estão fazendo a diferença por aí porque colocaram um simples vídeo no youtube.
Muitos artistas lançam um pedaço de seu "espetáculo" no youtube para as pessoas verem e ficarem curiosas, fazendo com que elas queiram saber o que acontecerá após aquilo. Isso faz com que as pessoas acabem indo até o espetáculo para desvendarem o tal mistério, e com isso o artista é beneficiado com o público e o dinheiro que é ganho por tras de tudo isso. É a maneira que esse artista encontrou de lançar seu produto e alcançar o sucesso, mas isso não acontece com todo mundo. Muitas pessoas lançam videos no youtube pensando que terão sucesso e acabam fracassados. É tudo uma questão de bom senso!

Anônimo,  22 de abril de 2010 às 10:38  

Na minha opinião, diversos artistas com conteúdo foram descoberto via Youtube. Como o Fábio mesmo disse, o ramo restrito da TV faz com que alguns artistas não tenham oportunidade.

O Youtube se usado com sabedoria e com foco pode levar as pessoas longe.

Muitas empresas também utilizam essa rede como forma de propaganda, causando rebuliço, pois lá, tudo é liberado.

Tudo tem seus pontos negativos e positivos. Eu vejo o Youtube sempre com pontos positivos.

Bianca Esposito

Patrícia Barreto 22 de abril de 2010 às 17:43  

Como muitos já disseram, sabendo usar o youtube e vários outros meios via internet, podemos agregar muitas coisas legais.

E não acredito que as novas mídias não substituirá os meios originais, como, tv, cinema e outros. Diminuir a procura por eles, talvez, mas substituir jamais.

3º RP UNISA 22 de abril de 2010 às 22:00  

A liberdade que a internet oferece é o mais bacana, é aquela coisa de ver o vídeo que você quer quantas vezes achar que deve,na Tv tem o dia certo e a hora certa, e isto já não está pegando mais pra uma geração que busca e faz conteúdos de informação.You Tube Veio pra ficar mesmo.
Elaine Alves.

Márcio 25 de abril de 2010 às 21:31  

Nanni,

Gostei de seu post. Creio que você poderia apenas ter desenvolvido melhor o seu post no final quando você relaciona - de maneira acertada - era digital com pirataria.
Eu juro que desconheço a tabela da TV Tupi... rs

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO