02. 03.

domingo, 11 de abril de 2010



Guerra de Egos - Thais Caroline Obage



Em meio a toda a tragédia que acometeu o Estado do Rio de Janeiro nesta primeira semana do mês de Abril, vemos que o jogo de interesses de políticos é considerado mais importante do que a vida humana.
O prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira declarou que não tomou conhecimento do estudo feito á respeito do Morro do Bumba "porque há estudos sobre tudo".
O Morro do Bumba em Niterói era um lixão, foi usado até 1985 e depois coberto de terra. As autoridades sabiam do que se tratava o Morro não era um aterro sanitário e mesmo que fosse não poderia ali ser construído nada, não se constrói em cima de aterros sanitários em lugar nenhum do mundo,quando o lixo se decompõe, o solo se move, e as construções perdem a base. O que se faz é construir parques e monitorá-los, porque onde se coloca lixo sempre há o risco de escapamento de gás metano, altamente explosivo.
O Morro do Bumba não desmoronou, mas explodiu, há relatos de autoridades que viram a explosão, essa derrubou encostas e abriu caminho para a “avalanche” de terra. O caminho se abriu também para explicações que não convencem de políticos que mesmo em meio a uma catástrofe geográfica e também humana continuam colocando seus interesses acima de tudo e fazem preleções mentirosas nos veículos de comunicação. O que nos resta é pedir aos céus que não mais derrame essa água abençoada, pois se formos depender dos demagogos que nos representam mais vidas irão em vão.

9 comentários:

Caroline Abou Jaoude,  12 de abril de 2010 às 10:48  

Concordo plenamente com voce Tha. Hoje em dia parece que as pessoas, não so os políticos perderem a sensibilidade e soliedariedade com os demais, olhando sempre pros próprios interesses e motivos. Sendo na minha opinião o dinheiro o principal "problema" para a falta de soliedariedade.

Bruna Chaves,  12 de abril de 2010 às 13:19  

Realmente as autoridades parece ser indiferente, é muito triste porque os que mais precisam são sempre os mais afetados.Em meio a essas todas tragédias que estão acontecendo é comovente ver a solidariedade entre as pessoas.

Bruna Chaves.

Izabella Nanni,  12 de abril de 2010 às 19:54  

Não acho que todos perderam a sensibilidade, pelo contrário. Os ultimos desastres naturais que aconteceram no Brasil (e até fora dele) foram tratados com extrema solidariedade pela população.

Infelizmente, quem deveria cuidar e zelar pela nossa segurança não pensa do mesmo jeito.

3º RP UNISA 12 de abril de 2010 às 20:33  

Infelizmente estas pessoas que perderam sua casas provavelmente irão parar em outras áreas de risco novamente.Não sei quanto seria o valor de uma indenização para quem perde uma casa em local não legalizado no Rio de Janeiro,mas certa vez conheci uma senhora no ônibus, que havia perdido sua casa em um incêndio na favela onde morava,recebeu de indenização da prefeitura o valor ridículo de R$5.000,00 para conseguir outra moradia!!!!.
Elaine Alves.

Maristela Zago,  13 de abril de 2010 às 16:44  

Concordo que existe um descaso por parte dos governantes, não há um programa eficiente de moradia no Brasil.
Mas até que ponto é injusto receber R$ 5.000,00 de indenização por algo que nunca pagamos para adiquiri-lo?
Por isso achamos normal sonegar impostos.
Por isso furamos fila acreditando sermos espertos e não desonestos.
Por isso não devolvemos a diferença quando recebemos troco a mais.
Infelizmente o brasileiro está perdendo o parâmetro do que é certo e errado e, realmente, vivemos no mundo dos espertos e não dos honestos.

Elis Ribeiro,  14 de abril de 2010 às 18:33  

Concordo com a Maristela.

Tudo tem que ser medido.
temos que rever conceitos de certo e errado.
E viver o mundo de honestos não dos espertos.

Anônimo,  19 de abril de 2010 às 00:33  

Esse descaso por parte dos governantes é evidente.Eles só se mostram preocupados com a população em ano eleitoral, depois esquecem.

Ellen Baltazar

Cristina Okuma,  20 de abril de 2010 às 02:17  

O governo tem descaso sobre assuntos importantes, mas quando é pra encher o saco dos fumantes, aí todo mundo está a fim. Ao invés de gastar dinheiro com pessoas fiscalizando locais públicos para ver quem está fumando, deviam se preocupar mais com as condições de moradia, saúde e educação.
Quem sabe, em poucos anos isso melhore, afinal, nosso país será o palco da copa do mundo e das olimpíadas. Ou então, teremos vergonha de dizer que nosso país não tem capacidade para sediar uma copa...

Pelo menos ainda existe a solidariedade alheia, e o bom trabalho dos bombeiros, esses sim, são verdadeiros profissionais.

Márcio 25 de abril de 2010 às 22:11  

Este é um post sobre Sociologia, Ciência Política ou Comunicação Comparada?

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO