02. 03.

domingo, 4 de abril de 2010

Banda Larga = Crescimento.


Mariana Ferrari
A Fibra Ótica é um filamento de vidro ou material polimérico capaz de transmitir luz, e que foi utilizado inicialmente para ligações telefônicas intercontinentais à partir dos anos 80, e que 30 anos depois pode ser responsável por um grande “boom” da troca de informações no Brasil: o Plano Nacional de Banda Larga.
É com a utilização dela que as redes de internet banda larga são confeccionadas.


Por incrível que pareça, pesquisas indicam que no nosso país, apenas 19% da população tem acesso à internet de alta velocidade, percentual este que pode ser considerado quase que irrisório se comparado á Coréia do Sul, onde 97% de sua população possui acesso à internet banda larga; ou aos 90% da Suíça e aos 84% da Noruega.
É inegável a grande participação da internet na troca de informações do mundo globalizado, ajudando no surgimento e difusão da cultura e economia contemporâneas, focadas na transmissão de informações de maneira quase que instantânea.
O projeto do governo brasileiro prevê que até o ano de 2014 sejam instalados 90 milhões de ponto de acesso de banda larga, realizando uma cobertura nacional. Para tal, pretende realizar um investimento na ordem de 15 bilhões de reais.
O PNBL reflete um processo que possui motivadores econômicos, mas que acabam por influenciar a cultura como um todo. Uma maior abrangência da internet ajudará a um aumento na velocidade e quantidade de troca informações e consequentemente uma maior troca de conhecimento, que podem ser transmitidos através de pesquisas, notícias jornalísticas, divulgações em podcast, vídeos ou até mesmo impressões que uma pessoa que não é necessariamente um profissional de comunicação ou formador de opinião tece a respeito de um determinado fato ou acontecimento através de blogs ou espaços reservados para comentários nos próprios sites oficiais de veículos de comunicação. Estes espaços extrapolam as páginas impressas, e estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer pessoa, sem distinção de nacionalidade, cultura, religião ou classe social.
Este aumento na quantidade e velocidade da difusão de informações acaba por gerar ganhos para a economia do país. Segundo o Banco Mundial, um aumento de 10% no número de pessoas com acesso a banda larga represente um aumento de 1,4% no PIB (para o Brasil representaria um crescimento de 40 bilhões de reais por ano).
Porém estas trocas não são somente econômicas ou de informações. Através da internet aprendemos e apreendemos a cultura de outros indivíduos. Este conhecimento coletivo intensificou-se com o advento dos rádios e principalmente dos televisores. Com relação ao Brasil temos exemplos nos programas jornalísticos e novelas, que mesmo com as críticas de exteriotiparem uma determinada classe ou grupo, ou até mesmo de optarem por uma determinada variante da língua, roupa, etc, acabam por difundir as culturas regionais brasileiras e mundiais nacionalmente, para indivíduos que dificilmente teriam contato com estas de outra maneira. Com a expansão de internet de alta velocidade, estas trocas culturais se intensificarão com um leque de possibilidades, principalmente de escolhas por parte do internauta, que não receberá uma informação pré-definida (caso da televisão), mas escolherá e filtrará o que mais lhe interessa.
São inegáveis as melhorias que o PNBL trará a economia e á sociedade brasileira. Facilitando trocas financeiras, culturais e de conhecimento, incentivando a globalização e o crescimento do país, que mesmo com todas as suas dificuldades e estando atrasado neste quesito já é considerado um dos maiores do mundo.

BIBLIOGRAFIA
VERSIGNASSI, Alexandre; NOGUEIRA, Salvador. Enlarge your PIB: Banda Larga faz a economia crescer. Super interessante, p. 25-26, abr. 2010.

4 comentários:

Izabella Nanni,  11 de abril de 2010 às 01:20  

Eu não acredito que até 2014 a quantidade de pessoas com acesso à banda larga aumente tanto, conhecendo o país que eu nasci e moro. O que é uma pena, pois como você relatou no post seria de enorme vantagem para todos.

Anônimo,  11 de abril de 2010 às 19:17  

Concordo com a Iza. Seria excelente se todos tivessem acesso a internet, porém, acho muito difícil isso acontecer tão rapido assim.

Ellen Baltazar

3º RP UNISA 12 de abril de 2010 às 20:58  

Sou da mesma opinião que os comentários anteriores.Creio que ainda demore para se ter banda larga em larga escala no Brasil.Pois ainda existem lugares tão remotos que não tem nem água encanada ou luz elétrica.Mas é uma tendência real de avanço tecnológico mesmo que demore.
Elaine Alves

Márcio 27 de abril de 2010 às 01:44  

Caros, hoje temos mais linhas de celulares ativadas do que habitantes no Brasil, segundo dados da Anatel.
A aldeia global, no caso brasileiro, é mesmo global ou atinge apenas algumas camadas mais altas da pirâmide social?
É preciso avanço social ou avanço tecnológico primeiro no Brasil?
Faltou uma questão Mariana: falar sobre a reativação ou não da Telebrás, proposta recentemente pelo presidente Lula.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO