02. 03.

quinta-feira, 25 de março de 2010

As tecnologias a favor das pessoas. Será mesmo?


Camila Dias



Hoje em dia vemos a disseminação de várias ferramentas da comunicação em rede.
Começamos com o Orkut, criado em 2004 por um engenheiro da Google, com a finalidade de ajudar as pessoas que se cadastravam a encontrar novas amizades e manter relacionamentos com pessoas que tinham interesses em comum.
Depois que foi comprada pela Google em 2005, a divulgação foi crescendo de forma desenfreada, mas ainda mantendo o mesmo foco do inicio de quando foi criado.
Uma ferramenta que foi elaborada para ser usada de forma sadia, hoje em dia é usada por pessoas que apóiam a violência, pedofilia e preconceitos. Criando comunidades que incentivam esse tipo de comportamento.
Mas calma aí? Por que as pessoas fazem isso? Uma ferramenta tão boa poderia estar sendo usado para fins colaborativos, expandir as culturas, compartilhar conhecimentos diversos, enfim várias coisas.
Acho que as pessoas não conseguem suportar ver o sucesso do outro. Por isso tentam denegrir, tentando se passar pelo que não são.
Atualmente tivemos a explosão chamada TWITTER.
O Twitter foi criado por norte-americanos que trabalhavam em uma empresa chamada Odeo Inc. para tentar passar por uma crise com a concorrência da Apple. Se vocês quiserem saber mais entrem no site: http://www.hephesto.com/agrega/?p=3856
Resumindo: O Twitter é um micro blog que é usado para seguir outros micro blogs para compartilhar idéias e ser passada de forma rápida.
As pessoas começaram a usar o Twitter indiscriminadamente, artistas começaram a criar perfis, e conseqüentemente os fãs também.
Hoje em dia a finalidadeé outra para esse micro blog: é a proliferação de usuários e empresas.
Existem empresas que usam essa ferramenta como avaliação de um candidato que está passando por recrutamento e seleção ou até mesmo empresas oferecendo vagas por esse caminho.
No Brasil o “BOOM” foi a mais ou menos um ano. A divulgação foi feita através de vários meios de comunicação, e as pessoas começaram a usar com o intuito de aumentar a visualização da empresa na mídia. Podemos observar que jornais, programas de rádio e de TV, artistas, peças e lojas tem um micro blog no Twitter.
Mas como na vida as coisas não são só flores, existem pessoas que parecem não ter o que fazer e estragam o que estava funcionando tão bem. Perfis falsos são criados e com isso temos que tomar cuidado.
Aqui vai uma dica, tenham cuidado com quem vocês seguem no Twitter, tem muitas pessoas agindo de má fé e nos fazendo de bobos.
Seja inteligente! Essa ferramenta foi criada para ajudar, você ser beneficiado por ela e se manter sempre atualizado seguindo empresas de comunicação e profissionais de RP.
Acrescente algo na sua vida!

12 comentários:

Beatriz Slemer 26 de março de 2010 às 14:10  

Eu já sempre penso em como a internet desmascara pessoas: você se esconde através de um belo perfil no Linkedin e quando alguém põe seu nome no Google, ferramente simples e corriqueira da internet.. pronto... lá vem seu orkut com revelações que nós não fazíamos nem aos nossos vizinhos, dirá o mundo todo!

O Twitter é uma ferramenta que eu uso muito para compartilhar pensamentos, idéias, marcar compromissos de forma rápida e me atualizar com as coisas que eu mais gosto (é praticamente um favoritos atualizado rs) como lançamentos e promoções das minhas editoras favoritas, sobre o Mundo RP, sobre a Unisa...mas temos que tomar cuidado mesmo, com o que postamos e quem está nos seguindo que vai ler aquilo e com quem seguimos.
Afinal, fonte só é fonte quando é comprovada.

Patrícia Barreto 29 de março de 2010 às 17:59  

Concordo com o "pensamentos compartilhados"
A internet desmascara as pessoas, por isso devemos ter absoluto cuidado com o que escrevemos ou postamos nela.
O twitter é uma 'mega' ferramenta. Útil para diversas coisas, mas se não soubermos usá-la acabamos nos complicando. Devemos ter uma visão abrangente de todas as ferramentas existentes e pensar antes de colocar informações sobre nós (e qualquer outra).
Assim evitamos grandes problemas!

Viviane Teodoro 29 de março de 2010 às 21:00  

Uso o twitter para diversas coisas: para me informar, para reclamar meus direitos, para mostrar minha indignação diante de algo ou de alguma situação e, raras vezes para dizer o que efetivamente está acontecendo (comigo ou mesmo ao redor). Concordo com a Camila quando diz que devemos usar esta ferramenta à nosso favor. Bom, eu estou tentando!

Beatriz Slemer 30 de março de 2010 às 16:31  

Fica a dica de um bom texto sobre Mídias e Redes Sociais:
http://midiassociais.blog.br/2010/03/30/redes-sociais-e-midias-sociais-quais-as-diferencas/

Beatriz Slemer

Ilda Monteiro 3 de abril de 2010 às 19:33  

De forma geral, a internet contribuiu para agilizar o processo de troca de informações entre as pessoas a nível mundial. Mas, esse benefício deve ser utilizado com responsabilidade, principalmente nos sites de redes sociais como Orkut, twitter, blogs, etc.. Onde as informações são divulgadas em tempo real.
Só que muitos usuários passa utilizar essas ferramentas para divulgação de inverdades e muitas vezes para cometer crimes, como comentou a Carine muitos se utiliza desses meios para humilhar as pessoas e derramar seus preconceitos sobre o próximo.


Irailda.

Elis Ribeiro,  4 de abril de 2010 às 11:18  

Eu acho que hoje em dia tudo tem o lado bom e ruim. Nós temos que saber aproveitar e saber usar a internet, bem como orkut e twitter para coisas boas que compensam.
É só saber usar! ;)

Elis Ribeiro

Mariana,  4 de abril de 2010 às 21:31  

Acredito que informações na internet devem ser bem guardadas. Da mesma forma como não andamos com nossa carteira à mostra devemos ser cuidadosos com informações divulgadas na internet. Existem pessoas que preenchem seus perfis completos no orkut (incluindo endereço, local onde trabalha ou estuda), ou faz do twitter um diário, postando informações importantes sobre suas vidas. Temos que tomar cuidado, pois muitas vezes facilitamos a vida para pessoas que se utilizam desses atifícios para aplicar golpes.

Luh Paulu's 5 de abril de 2010 às 19:18  

Tudo tem seus dois lados, infelizmente é algo que não podemos controlar, o jeito é usar o nosso filtro e somente usar o que nos faz bem...
=D

Izabella Nanni,  11 de abril de 2010 às 00:09  

Eu concordo totalmente com a Elis. Voce sabendo usar não há mal nenhum, pelo contrário.

Gente, a internet não desmascara as pessoas não. Conheço muita gente que tira foto de ângulos que favorecem, mente sobre si, etc. Isso é desmascarar? Lógico que se você se cadastrar em trocentos sites e redes sociais seu nome vai bombar no google, mas é questão de escolha.

O ser humano gosta de ser visto, tanto que foi criado recentemente o formspring. Lá, qualquer um pode te fazer qualquer pergunta, aí voce vai e responde. Quer algo mais aparecido que isso? rs

Adriana Guimãres,  11 de abril de 2010 às 14:29  

Para mim a internet traz inumeros beneficios, podemos reclamar, conhecer, comentar, se informar, comprar, investigar.. enfim, como já foi falado, é só saber usar! Claro, sempre temos que tomar cuidado, pois os sites de relacionamento são de facil acesso e infelizmente o mundo não é feito só por pessoas boas, podemos usar a nossa favor, mas sempre com o bom senso.

Regina Dias,  21 de abril de 2010 às 20:53  

A internet trouxe com ela a ,Era da informarção,corcondo com tudo que já comentado.Temos que ter essa conciência de usar esta ferramenta com responsabilidade,pois o uso indiscriminado pode trazer danos irreversível à vida das pessoas

Márcio 27 de abril de 2010 às 03:30  

Vocês já pararam para pensar que quando tecemos qualquer comentário com a pessoa que está ao nosso lado no ponto de ônibus estamos nos expondo?

Existe a verdade ou existem verdades? Por que comunicamos? Não era mais fácil permanecermos sempre fechados?

Temos preconceitos em relação as novas tecnologias? É possível hoje viver sem elas?

Até que ponto Orkuts, Twitters, etc são modismos ou vieram para ficar?

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO