02. 03.

sexta-feira, 26 de março de 2010


3D será mesmo a nova era do cinema?



As principais discussões sobre o cinema na era do computador focalizam a possibilidade do jeito interativo de se comunicar. A nova mídia possibilita a idéia excitante de um telespectador participante na história, escolhendo diferentes caminhos através do espaço e interagindo com os personagens.

No entanto, as mudanças causadas no cinema pelo computador são muito significativas. A partir da entrada do cinema de terceira dimensão, as imagens perspectivas planas, projetadas numa tela, são apenas uma opção. As produtoras de filme tendo dinheiro e tempo podem fazer um trabalho totalmente computadorizado podendo eliminar o simples ato principal da filmagem real!

A "crise" da identidade do cinema também afeta os termos e as categorias usadas para teorizar o cinema do passado. No século XX, a identificação de um filme ficcional era de um super gênero, cuja característica principal era o filme de ação real, que consiste em gravações fotográficas não modificadas de eventos reais que ocorreram em um espaço físico real.

O cinema tinha como sua principal característica em sua criação mostrar o que realmente acontecia cena por cena o que passava em frente a lente podendo ser abstrato ou não. O que aconteceu então, com a identidade do cinema, se agora é possível gerar cenas inteiramente manipuladas? Uma cena pode ser feita usando a computação gráfica 3D, modificando cada frame individualmente ou toda a cena com a ajuda de um programa digital. Cortar, curvar, dobrar e costurar imagens de filmes digitalizados são procedimentos comuns.

Com toda essa onda 3D todos pensam que é uma tecnologia recente, mas enganam-se aqueles que pensam isso. Na realidade essa sensação 3D que nos é passada é um fenômeno natural chamado estereoscopia que ocorre quando uma pessoa observa uma cena qualquer a simulação de duas imagens da cena que são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes, o cérebro funde as duas imagens, e nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando assim a sensação de visão de 3D. E essa primeira imagem de estereoscopia 3d foi realizada em um desenho de Giovanni Battista della Porta em (1538-1615).

Mas em relação ao cinema à muita discussão quando foi passado o primeiro filme 3D, fala-se em 1903 pelos irmãos Lumiére os mesmos que criaram o cinema “2D”. Mas foi na década de 50 que o cinema 3D recebeu uma atenção maior com “Bwana Dveil”, alem dele outros 60 filmes 3D foram lançados, após essa década a arte 3D caiu, voltou a vigor só na década de 90 mas já com outras finalidades apenas como objeto de recreação em exposições e parques temáticos.

No Século XXI mas uma vez esta em pauta o cinema 3D mas agora com outro objetivo o combate a pirataria e a intenção de retomar a população o prazer de irem as salas de cinema. Mas com essa tecnologia para a produção os gastos serão maiores os patrocínios serão maiores mas e a verdadeira arte do cinema será maior? A capacidade de emocionar, cativar o publico também será maior? Tudo muda, tudo se renova e essa talvez seja mais uma etapa cinema e computador, cinema e TV, e por ai vai.


Texto escrito por Fábio Santana

14 comentários:

Carlinha 26 de março de 2010 às 21:38  

Este é sem duvida um texto muito interessante, mas fica a pergunta, será que todos gostam de assistir filmes em 3D? Falo isso pelo fato de eu não ver muita graça neste tipo de filme, pois depois de mais ou menos 30 minutos assistindo ao filme com aqueles óculos (um tanto chatos e desengonçados) o filme parece que voltou a imagem normal e acaba perdendo aquela certa mágia do filme 3D.
Mas para quem aprecias este tipo de filme daqui em diante vai ter um "prato cheio", afinal a indústria cinematográfica parace que redescobriu o forma de fazer cinema, e estão cada vez mais investindo nisso.

Patrícia Barreto 29 de março de 2010 às 17:46  

Acredito que esta é apenas mais uma maneira de inovar. Agora muitas pessoas querem assistir algum filme em 3D, mas após o primeiro filme voltará a vida. Indo ao cinema apenas quando tiver algo de seu interesse, pois hoje é mais cômodo ficar em casa vendo tudo em seu computador.

3º RP UNISA 29 de março de 2010 às 20:51  
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana,  29 de março de 2010 às 20:52  

Para mim o 3 D é uma tentativa desesperada de evitar a pirataria, mas acho difícil de essa prática acabar. Acredito que as pessoas irão continuar a gostar das histórias e irão continuar a assistir filmes em 2D em casa.
Mariana

Beatriz Slemer 31 de março de 2010 às 22:12  

Eu já penso que como todo e qualquer produto no mercado precisa ser constantemente renovado, porque cai no esquecimento (o que não quer dizer que zera seu lucro, mas que vira algo corriqueiro caindo pouco a pouco seu público e a frequência que vê/consome o produto).
Vivemos numa era onde tudo tende ser interativo!
Nós já não gostamos mais de coisas estáticas e as gerações que vêm ai, muito menos.
A pirataria tem que ser combatida com soluções que sejam compartíveis com a necessidade de quem participa deste crime: quer pagar menos, vendo mais filmes (é volume, não qualidade).
Para mim a solução 3D não é uma tentativa, mas um "acompanhamento" e atualialização de mercado a cada dia mais exigente, afinal os casais de namorados que estão indo ao cinema agora têm 15 anos e nasceram de olhos abertos e com 4 meses tinham dentes. Aos 10, o 2º celular. rs

Beatriz Slemer

Camila Dias,  31 de março de 2010 às 23:38  

Concordo com a Beatriz, o mundo evolui e muda constantemente. Não poderia ser diferente com o cinema ou qualquer meio de comunicação.

Ilda Monteiro 3 de abril de 2010 às 20:39  

É verdade que o filme 3D é um acompanhamento da tecnologia, uma forma de inovar da indústria cinematográfica que veio para ficar e encantar as pessoas do mundo inteiro. Mas existe ai um problema que merece atenção, os cinemas distribuem óculos 3D “retornáveis”, ou seja, você deve devolvê-los depois de assistir á sessão para que possam ser utilizados novamente, portanto não há como saber se esses óculos foram higienizados de forma correta .

Existe a fiscalização das autoridades sanitárias?

Irailda

Elis Ribeiro,  4 de abril de 2010 às 11:36  

Eu acho uma ótima estratégia para o cinema se manter.
O 3D é diferente, é "novo" e não é uma coisa que tem em qualquer barraquinha de pirataria, pelo menos não por enquanto.
Acho totalmente válido nem que tenham que gastar mais por isso. se tem gente que não gosta, paciencia, tem gente que não gosta de ir no cinema pra ver um filme normal também. nem tudo terá 100% de aprovação.

Izabella Nanni,  11 de abril de 2010 às 00:43  

Ai, nem curto 3D e não sou só eu que penso assim. Como a Be disse tudo evolui, e o cinema não ia ficar pra trás.
Eu, como uma fã de clássicos e comédias romanticas, quero ver uma historia legal que me prenda à cadeira. No fim, acho que isso que conta.

Anônimo,  11 de abril de 2010 às 13:15  

Concordo com a Elis, existem pessoas que gostam e outras como eu que não gostam, pelo menos por enquanto o cinema está "protegido" contra a pirataria.

Ellen Baltazar

Adriana Guimarães,  11 de abril de 2010 às 15:18  

Como já foi dito nos comentarios, tambem acho que o 3D é mais uma tentativa de vencer a pirataria. Mas não acredito que somente o 3D consiga, pois não são todos s que gostam.

Cristina Okuma,  11 de abril de 2010 às 22:53  

Hummm...

3D é um saco, nunca fui ver porque aqueles óculos me incomodam muito... Agora se é uma tática de vencer a pirataria... acredito que não, afinal, qual é a lógica dos óculos 3D??? São plásticos coloridos e transparentes, é muito fácil adaptá-los...

Concordo com minha amiga Izabella, a história do filme é muito mais importante do que a tecnologia usada nele... Por que Avatar não ganhou o oscar de melhor filme??

3º RP UNISA 12 de abril de 2010 às 20:43  

Ainda não vi o filme em 3D,não sei como é.
O que percebo é aquilo que muito discutimos em sala de aula,a questão da busca cada dia maios por mais tecnologia,e por consequencia por imagens cada dia mais perfeitas.O exemplo é a tv digital,que oferece muita alta definição,quase a perfeição.
Elaine Alves.

Márcio 27 de abril de 2010 às 03:13  

Caros,


Hollywood ressuscitou o 3D numa tentativa desesperada de:

1- Deter a pirataria;

2- Prolongar o ganho de ingressos nos cinemas já que cada vez mais há menos espectadores nas salas de exibição devido ao mercado do home video - que eles próprios criaram - a TV e a internet.

Já existe TV em 3D e em breve ela estará na sala de boa parte dos espectadores do mundo todo.

Fábio, seu texto é realmente muito bom. MAS, é preciso dar crédito de onde você tira algumas informações, OK? Caso contrário, é plágio.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO