02. 03.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Photoshop: Será o fim da “perfeição”?

Débora de Souza

Desde pequenos somos movidos pelos padrões de beleza impostos pela mídia, a menina quando adolescente quer ter a perfeição da modelo mais bela do mundo, e sonha em chegar o mais próximo possível do peso “ideal”, a obsessão em seguir aquele padrão é tanta que chega a adquirir transtornos alimentares fora de série.



Até o dia em que descobre que aquela pele aveludada, cabelos sedosos, corpo sem nenhuma imperfeição são resultados de um processo simples em que, através de poucos cliques e apenas alguns minutos, qualquer pessoa se torna “perfeita”.

O que antes era resultado de quilos de maquiagem, jogo de luzes e ângulos por parte de uma grandiosa equipe de produção, hoje é bem mais simples quando ele: o incrível Photoshop entra em ação.

Não podemos negar que essa ferramenta tornou a vida de muitas modelos e atrizes esplendorosa não?
Hoje, qualquer pessoa seja qual for seu tipo físico, idade, cor ou raça, que se vê muitas vezes desvalorizada, com a auto-estima baixa, pode se dar ao luxo de fazer um ensaio sensual melhor ou a nível de uma super modelo.

O caso é que atualmente o uso abusivo desta ferramenta no meio publicitário está passando dos limites, é o que o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) afirma. Ele propõe que seja obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias. Com a seguinte mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada." Essa deve ser a mensagem presente em todas as peças veiculadas na mídia. O responsável pelo anúncio ou pelo veículo de comunicação que descumprir a medida poderá ser punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Caberá ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicarão as sanções.

Com a obrigatoriedade de avisos sobre a manipulação de imagens, Wladimir Costa quer acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade e com a difusão da idéia de que as modelos e os modelos retratados são perfeitos. "Em tempos de photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", afirma o deputado.

A verdade é que independente dessa lei entrar em vigor ou não, ninguém estará livre de criticas, assumindo ou não o uso do photoshop, nem mesmo Gisele Bundchen, sinônimo de beleza escapara das criticas. Quem não se lembra quando caiu na rede fotos da Atriz Juliana Paes em que suas celulites apareciam visivelmente antes dos retoques?, naquele momento todos esqueceram da atriz, o alvo em especial eram as celulites.

Afinal ela é a Juliana Paes, ela não pode ter celulite não é? Ela é “perfeita”!

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=23686

4 comentários:

3º RP UNISA 15 de abril de 2010 às 20:58  

Débora,achei muito bacana este assunto que você abordou, realmente o pessoal de publicidade passa dos limites mesmo.
Esta semana eu li uma matéria que falava de modelo de detalhes,que são modelos de mãos, pés,abdome e etc.Estas pessoas substituem muitas vezes partes dos corpos de celebridades em propagandas para tv.Algus exemplos que a matéria cita falam de propagandas como aquela da Malú Mader e um produto para depilação,onde suas pernas foram "dubladas" pelas pernas de uma modelo de detalhe.E quando o corpo da Britney Spears foi substituído em uma propaganda por o de uma modelo.E ainda, abdomens sarados no caso de celebridades masculinas.
É uma outra forma de manipular imagens também,e novamente vender a imagem de astros de rostos e corpos perfeitos.
Elaine Alves

Fabiana V. C. de Oliveira,  21 de abril de 2010 às 22:44  

O Photoshop traz e não traz benefícios! Um exemplo de quem usa esta ferramenta é a atriz Suzana Vieira. A atriz tem mais de 60 anos e aparece nas revistas com um corpinho de 20: barriguinha "sarada", peitos durinhos e levantados e ela afirma: "não fiz nenhuma plástica! como de tudo e malho bastante". Ela deveria dizer: "não fiz nenhuma plástica! como de tudo e graças ao Photoshop estou assim. Quando vemos uma mulher bonita na revista ficamos com uma certa "inveja". Por alguns segundos pensamos que ela é maravilhosa e que não tem nenhum defeito, mas depois de um certo tempo fica a dúvida: ela é assim mesmo ou o photoshop passou por aqui?
Outro exemplo são as Playboys da vida... Os homens que compram as revistas ficam "babando" nas fotos e ainda tem a cara de pal de chegarem para suas esposas e falarem: "a fulana de tal sim é perfeita! não tem nenhuma celulite e nenhuma manchinha na pele..." Eles que dizem ser os espertões não passam de mais um que é enganado e feito de bobo por uma simples ferramenta chamada PHOTOSHOP!

Cristina Okuma,  22 de abril de 2010 às 01:28  

Não sei se com essa lei/medida as pessoas irão mudar seu modo de pensar, mesmo que as fotos não estejam "retocadas" a gente ainda tem um padrão/modelo de beleza, que é ser magra, alta e linda, rsrsrs e toda mulher precisa perder pelo menos 2 quilos.
O que não é legal, é elogiar as pessoas pelos seus magníficos corpos, mas a que na realidade não é, o que seria mais honesto, é o próprio modelo/ator (tanto faz)se explicar, porque se eu vendesse fotos, e eu soubesse que as fotos estavam feias, eu mudaria sim, é o meu trabalho, não acho errado que eles mudem as fotos, eu não colocaria numa revista uma foto feia, a não ser que eu queira chamar atenção para a feiura da pessoa.

Márcio 25 de abril de 2010 às 21:54  

O que é ser feio ou bonito?

Este post remete a nossas aulas de História da Arte e Teoria da Imagem. Débora, você pode fazer a ligação mais direta com Comunicação Comparada?

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