02. 03.

terça-feira, 13 de abril de 2010

As tecnologias em excesso ou somos nós que estamos pedindo sempre mais?



No último dia 03 de Abril chegou aos Estados Unidos sob os olhares curiosos de jornalistas, clientes de outros países e, até mesmo pessoas que já haviam se garantido através de inscrição feita pela internet, o tão cobiçado IPAD da Apple.



Um computador com tela sensível ao toque de 24,6cm, com ele é possível assistir vídeos, escutar música, jogar, escrever e-mails e ler livros eletrônicos (e-books), possui um receptor de internet Wi-Fi, etc. Para ganhar com isso, a Amazon.com tratou de lançar um programa que permite aos usuários que leiam cerca de 450 mil livros em formato digital (através do catálogo de seu leitor de livros eletrônicos Kindle).

Mas afinal, qual o objetivo de ter um equipamento que faz tudo? Hoje o que as pessoas menos têm é tempo, por isso acreditam que a saída está na tecnologia, e por um lado está, o IPAD, vai facilitar a vida de muita gente, por exemplo, um executivo que trabalha não só no escritório, mas também em casa, fora da cidade, não pode simplesmente salvar tudo num pen-drive, até porque não é em todo lugar que ele vai conseguir emprestar ou alugar um notebook e, ainda se conseguir é provável que dependendo da complexidade do programa que usará, este pode não estar disponível no equipamento alugado/emprestado. Pior mesmo, é quando o indivíduo tem que levar uma mochila com seu próprio notebook, carregar os acessórios e, arcar com o “peso” do mesmo, arriscando ser assaltado, até porque as bolsas que guardam o equipamento já são conhecidas pelos ladrões.
Mas acredito que não foi por isso que a Apple lançou o IPAD, o que ela quer mesmo é criar tecnologia fácil, para as pessoas possam interagir mais em menos tempo, ter tudo seu alcance. Nós, a cada dia pedimos pois, estamos sempre com menos tempo a perder, e o avanço da tecnologia é contínuo, sem limite, até eu diria, e pensa que não gostamos, ansiamos por isso, a todo tempo, inclusive.

Queremos ter equipamentos que façam tudo. Mas não é só isso, por exemplo a campanha de marketing da Apple, envolveu seu público, criou expectativas, as pessoas estavam loucas para pegar o seu, mesmo tendo reservado, madrugaram na porta da Apple Store, ou seja, as imagens do que fôra mostrado, aguçou o sentimento que cada um tinha de adquirir o bem, invadiu a percepção de cada um, sabia o que estavam procurando, na verdade eles mesmo não sabem, mas a cada dia, momento, uma nova necessidade surge e, a procura é incansável.
Exemplo disso, é que o IPAD já tem projetos para “logo”, pois a versão em 3G, com conexão direta à internet vem aí. Os concorrentes da Apple já estão empenhados em tentar suprir algumas possíveis falhas, se é que podemos chamar assim. Por exemplo, a HP, parceira da Microsoft que já está programando para apresentar seu novo equipamento, o Slate. E não é só A HP, concorrentes é o que não falta porque o mercado existe e, está aí para desafiar é o caso de uma empresa alemã fabricante de produtos de tecnologia Neofonie GmbH, que oferecerá a partir de Julho o tablet WePad, com tela de 11,6 polegadas e 800 gramas, com entrada USB, suporte para flash, câmera e função multitarefa, Wi-Fi, Bluetooth, processador Intel, dentre outras atribuições, ou seja, a tecnologia avançando a serviço do “usuário”, que quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, ter acesso ao tudo e, quando não tem vai atrás.
Tenho certeza, que não só atenderá as necessidades de um grande número de pessoas, como personalizará se este for o caso, pois temos uma vida corrida, temos que estar em vários lugares ao mesmo tempo, responder à vários e-mail’s, ler vários textos, lembrar de “n” coisas, e a tecnologia só vem nos acrescentar, porque a cada coisa nova que conseguimos otimizar, podemos ou não dar mais atenção a outra que precisamos executar.

Viviane Teodoro

4 comentários:

3º RP UNISA 15 de abril de 2010 às 21:14  

Viviane,creio que nunca haverá um produto que faça tudo.Porque a cada dia nós inventamos uma outra necessidade,e até mesmo porque, se uma empresa oferecer "tudo",ela não vende mais nada de outros produtos,e o que eles querem mesmo é te dar o "quase tudo",para você querer mais.
Elaine Alves.

Elis Ribeiro,  20 de abril de 2010 às 11:52  

Acredito que o Ipad veio pra ajudar, não é um excesso.
Como dizem, tempo é dinheiro.
Se você pode resolver um problema em qualquer lugar que você esteja, mesmo que seja em um ônibus, é um tempo que você ta ganhando.

Patrícia Barreto 23 de abril de 2010 às 11:34  

A comodidade está na moda, e é o que gera lucros.
Por isso o avanço tecnológico, e quanto mais modernos ficam os equipamentos, mais queremos modernidade. Uma necessidade gera a outra.

Veja o lançamento da semana no Japão.
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/04/23/panasonic-comeca-a-vender-primeira-televisao-3d-do-mundo.jhtm

Televisão 3D, uau!
Qual será o próximo avanço?

Márcio 25 de abril de 2010 às 22:01  

Será que os ladrões não vão querer também roubar iPads?

Será que não trabalhamos muito hoje - principalmente em nossos lares - exatamente devido a tantos avanços tecnológicos?

Onde fica nosso local de trabalho hoje?

Seu lap top não pode fazer o mesmo ou mais que um iPad?

E livros e jornais? Ainda continuarão sendo publicados em papel depois dos e-readers?

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