02. 03.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A nova linguagem do jornalismo esportivo da Rede Globo.


Cristina Okuma

No final de 2008 o Globo Esporte de São Paulo iniciou a sua mudança de linguagem, no comando do programa está Tiago Leifert (apresentador e editor chefe do programa). Neste início, tanto o público externo como o interno estranharam bastante a nova versão, pois segundo o próprio Tiago, o que os jornalistas estavam acostumados a fazer era descrever os jogos, e ele começou a contar. A idéia dele era se aproximar mais do público. Ele aboliu a leitura do teleprompter e abusou do improviso e do humor.

Com tanto humor, o programa virou um sucesso e até a edição nacional do programa adotou “o mesmo formato”.

O programa além de mostrar os fatos do esporte, também usa muita criatividade para entreter o telespectador. A equipe não economiza na improvisação, e com tanto improviso, surgem alguns sucessos, como o Funk do Val Baiano (que teve mais de 300 mil acessos), troféu Ney Paraíba, um concurso de beleza com os jogadores de futebol, a campanha dança Tiago Leifert, enfim, são assuntos relacionados com o esporte, mas que não são tão sérios como eram antes.







Outro jornalista que também mudou o modo de apresentar esportes foi o Tadeu Schmidt, que apresenta os gols do fantástico todo domingo. Seu carisma também encantou o público e lançou concursos, bola cheia e bola murcha, onde o telespectador envia vídeos caseiros com lances de jogos bons ou ruins.

Em ambos os casos há muita interação com o público, pois eles se preocupam com a opinião deles, e sabem usá-la a seu favor.

Com essa nova linguagem, um público que não estava acostumado a assistir programas esportivos, passou a se interessar: o público feminino. Muitas mulheres hoje assistem ao GE e aos Gols do Fantástico graças à simpatia de seus apresentadores.

Mudanças às vezes podem ajudar ou atrapalhar, neste caso, ajudaram muito. Talvez o futuro do jornalismo em geral se baseie nesta troca de informações e no entretenimento do público, claro que quando o assunto é sério, deve ser tratado de modo sério, mas nem tudo deve ser tão regrado como é.

14 comentários:

Maristela Zago,  19 de abril de 2010 às 13:51  

Belo tema! Para mim, que sou apaixonada por futebol tanto quanto um menino, (rs) esse novo formato de jornalismo esportivo só faz de algo que eu já gosto, algo melhor ainda.
O programa deixa de ter aquele estilo "mesa redonda" onde os participantes parecem que vão "se pegar" a qualquer momento, pra mostrar o futebol de uma forma descontraída, onde o sucesso de um clube ou jogador é tão engraçado quanto o fracasso do outro. Onde o atacante de um time de segunda divisão tem mais espaço que o Imperador do time que tem a maior torcida do país.
E que sejam bem-vindos novos Thiagos, Tadeus e Val Baianos....

Izabella Nanni,  19 de abril de 2010 às 18:00  

Pois é Cris, e o Tiago fez tanto sucesso que até ganhou o prêmio da APCA de melhor apresentador, desbancando vários veteranos no assunto. Ele inovou no modo de apresentar esporte, antes visto como um assunto destinado ao público masculino, e como a Stela disse, aquelas "mesas redondas" insuportáveis. Até quem não é muito fã disso assiste né?!

Fábio Santana,  19 de abril de 2010 às 19:38  

Essa nova forma de apresentar o jornalismo futebolistico é sensacional. Além de atrair o publico jovem tambem diverte o a galera mais antiga. Nao é atoa que como a Izabella disse que o Tuago ganhou como melhor apresentador o premio APCA. Eu que sou um fanático por futebol já estva cansado daqueles velhos debatendo de futebol e só falando besteira essa nova roupagem é muito boa.

3º RP UNISA 19 de abril de 2010 às 21:05  

Antes nem reparava no Globo Esporte.
Eu não gosto de futebol,mas o dia em que vi um apresentador todo bem humorado,com brincadeiras parei pra ver,realmente chamou minha atenção.Continuo sem reparar no esporte,mas dou umas risadas quando assisto.
Elaine Alves.

Elis Ribeiro,  20 de abril de 2010 às 11:46  

Se eu pudesse eu assistiria Globo Esporte todos os dias.
Tiago Leifert é ídolo já!
É incrivel como ele consegue segurar os telespectadores, ver esporte se torna engraçado, ele lida com o esporte como ele deve ser, saudável.
Esse novo formato de programa é extremamente importante, é uma linguagem que atinge a todos seus públicos.
Por incrivel que parece já assisti muita "mesa redonda" e nenhum chega aos pés do Globo esporte de hoje!

Carla Augusto,  21 de abril de 2010 às 12:30  

Quando o Globo Esporte mudou seu formato eu estranhei um pouco ni inicio, para ser sincera não gostei muito mas continuei assistindo e hoje acho o Globo Esporte muito bacana a forma como o Thiago apresenta faz com que qualquer pessoa passe a se interessar por esportes.
Já os Gols do Fantástico eu sempre achei muito bacana a apresentação do Oscar, acho que este tipo de programa mais descontraido agrada muito mais o público afinal é um programa esportivo e não politico então ela não precisa ser necessariamente sério como os outros formatos de jornais.

Regina Dias 21/04/2010,  21 de abril de 2010 às 18:50  

Achei muito bacana este assunto,eu não sou muito adepta assistir jogos e programas relacionados,mas concordo também que a linguagem jornalistica mudou muito ,e ainda bem que para melhor,não é mesmo?

Cristina Okuma,  21 de abril de 2010 às 19:29  

Quem é Mo???
Assistam: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1250673-7824-TIAGO+LEIFERT+PARTICIPA+DO+JOGO+PANNA+NO+QUAL+O+OBJETIVO+E+DAR+UMA+CANETA+NO+ADVERSARIO,00.html

Cristina Okuma,  21 de abril de 2010 às 19:37  

Não é vírus...

Fabiana V. C. de Oliveira,  21 de abril de 2010 às 22:06  

Ótimo texto!
Eu, (acredito que como muitas mulheres), odiava o Esporte Espetacular por causa dos jornalistas que faziam do programa uma coisa "robotizada". Era tudo decorado e não tinha interatividade nenhuma. Com a chegada do Tiago ficou muito diferente, e na minha opinião muito melhor, pois ele interage com os telespectadores, e nós que estamos do outro lado da "telinha" nos sentimos muito próximos à ele e ao que ele está querendo passar para nós. Na minha opinião vários outros programas deveriam ser assim, pois se o objetivo dos programas de TV é obter a maior audiência, eles precisam fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e "presos" com aquilo que eles querem passar, e se eles fazem isso com essa interatividade do Tiago, com certeza eles alcançarão esse objetivo!

Patrícia Barreto 22 de abril de 2010 às 17:29  

Adorei o texto!

Tudo é voltado para o lucro.
Hoje todos querem se sentir "exclusivos", e programas interativos e descontraídos faz com que as pessoas se sintam dessa forma, queridos. Um tipo dde sociedade do espetáculo.

Seduzindo o público, se tem mais dinheiro.

Márcio 25 de abril de 2010 às 21:24  

Cristina,

Você poderia traçar linhas mais claras entre o conteúdo de seu post e o conteúdo estudado em Comunicação Comparada?
Curioso ese intereresse de RP por Jornalismo....

aragonez 29 de junho de 2010 às 18:19  

Vejam aonde chegou o nível dos apresentadores.Faustão,Hulk,Datena e outros bizarros.Agora é no esporte,sai o Leó Batista,que em sua época deve ter pasado pelos testes de voz,postura e outras exigencias da séria comunicaão e entra um imbecilizado chamado Tiago ao estilo Xuxa fazendo gracinhas.É a decadência...

Cristina Okuma,  10 de setembro de 2010 às 00:30  

Imbecilizado é você que não entende de Comunicação. Não sabe não fala. E que nome é esse Aragonez???

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