02. 03.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Papel da Comunicação Social nas Mídias

Felipe Azevedo da Silva

Este post é um comentário sobre o caso Isabella Nardoni.

A mídia influenciou o desfecho do caso?
O julgamento do casal Nardoni foi justo?



Nas últimas semanas o Brasil pode acompanhar com a aproximação do julgamento do casal Nardoni, as grandes mídias nacionais fecharem o cerco em cima do caso. A maioria dos assuntos nacionais foram deixados de lado para tratar quase que exclusivamente do caso.
Em minha opinião este foi um dos casos mais polêmicos desde o Caso da Escola Base, pois houve o mesmo tipo de comoção dos públicos sobre o caso, concluo que muitos se pudessem fariam justiça com as próprias mãos.

Mas porque mesmo tanta comoção?
Não que o caso não mereça uma atenção, mas Isabella não foi a única pessoa assassinada de maneira brutal, com certeza existem absurdos maiores do que este. É certo que a Rede Record começou com toda essa história, armando todo o circo de espetáculos, porém acredito que existem outros fatores (psicológicos), que acarretaram em tanta polêmica. Isso infelizmente acaba acarretando em estereótipos — assentes em factores de raça e de etnia, de sexo e de idade, bem como em outros ainda, já que com certeza eles se tornaram destaque pelo fato de serem de uma família de raça branca, paulista e de classe média é claro. Desconhecemos estes fatores, porém atribuo eles as grandes mídias.
O papel da comunicação social neste caso com certeza foi transformar em consumo a notícia do caso, isto é uma tendência comum das grandes mídias, deixar a ética de lado para não ficar para trás em relação aos concorrentes, pois talvez as grandes mídias não sobreviveriam se não fizessem de tudo um espetáculo.
Porém o resultado foi uma grande influência na cabeça de muitas pessoas, pois a maneira que foi noticiado o caso acabou fomentando a hostilidade e o conflito.
Agora como poderemos saber se o julgamento foi justo, será que os jurados do caso (que são escolhidos aleatoriamente), não foram influenciados pelas mídias antes mesmo de serem escolhidos? Não estou retirando a culpa e a responsabilidade do casal, pois tudo aponta que foram eles, mas não há uma prova que determine se realmente foram eles, nem uma confissão eles fizeram, continuam alegando ser inocentes.
Lembro que no dia que ia sair o veredicto, estava em um bar lotado de pessoas, e na hora da sentença todos se calaram e se levantaram e se aproximaram da TV, automaticamente comparei a situação a uma final de campeonato de futebol na hora dos penâltis. Na TV aquela multidão que se deslocou de suas casas para ficarem próximas do fórum com fogos de artifício e gritando, parecia a arquibancada de um estádio. Só faltaram os patrocinadores anunciando. E no momento em que disseram que eles eram culpados as pessoas ao meu redor pulando e comemorando, na TV aquela multidão soltando fogos e gritando, pensei se aquilo era certo. Senti vergonha como um comunicador em formação.
Contudo percebi mais do que nunca o poder da mídia e como ela pode ser perigosa, como foi no Caso da Escola Base. Que a ética foi deixada de lado (se é que é possível haver ética nas grandes mídias) e que o papel da Comunicação Social nas mídias é transformar tudo em espetáculo.

10 comentários:

Caroline Abou Jaoude,  6 de abril de 2010 às 13:57  

Felipe,
achei muito legal esse post. Realmente as mídias desde as mais elitizadas ate as de massa noticiaram o caso colocando o casal Nardoni como culpados mesmo antes do julgamento , fazendo com que as pessoas já tivessem uma idéia formada do caso, tornando o julgamento um caso popular e de interesse geral.

Flávia Valéria 8 de abril de 2010 às 13:01  

Tudo nos leva a crer que foram eles, mas de fato a forma como o caso foi tratado pelas mídias ostentou o poder a todos, como se cada um de nós(massa) nos sentíssemos ‘vingados’.

3º RP UNISA 8 de abril de 2010 às 15:58  

Concordo na colocação de que aquele acontecimento realmente parecia uma copa do mundo,lamentável a comunicação em nosso país chegar a este patamar.Fiquei realmente chocada ao ver pela tv crianças gritando e balançando cartazes muitas vezes maiores até do que elas,na chuva ao lado de seus pais,sem saber nem mesmo que show era aquele que eles estavam participando.
Elaine Alves

3º RP UNISA 9 de abril de 2010 às 13:23  

Conforme citei em meu post, as informações passadas pelas mídias de hoje estão muito prejudicadas. Não se deve tomar NUNCA uma formação de opinião, sem antes conhecer realmente os fato.

As mídias então veiculando o que SOMENTE o que é de seu interesse.

Acho que esta na hora de botarmos a mão da consciência.

Izabella Nanni,  11 de abril de 2010 às 17:48  

Também concordo com o que você postou, só acho que o termo "raça branca" foi muito mal colocado. Quando se referir à cor da pele, acho que fica melhor etnia.

Anônimo,  11 de abril de 2010 às 19:23  

As mídias sempre irão veicular o que for de seu interesse, o que irá vender mais, temos que estar bem atentos e não acreditarmos plenamente em todo o espetáculo criado por eles.

Ellen Baltazar

Elis Ribeiro,  11 de abril de 2010 às 21:29  

Sobre esse assunto já foi tão falado, mostrado que é até dificil falar mais. Concordo com sua visão, o espetáculo se formou por serem uma familia de classe media e por serem brancos.
E a concorrencia da audiência faz com que todos os canais só passem a mesma matéria.

É um fato!

Cristina Okuma,  11 de abril de 2010 às 23:47  

Acredito que cabe a nós futuros Comunicadores Sociais por um fim neste espetáculo, ou pelo menos, amenizá-lo, apesar de acreditar que isso nunca terá fim, culpa da nossa sociedade capitalista que só visa o lucro.

Acredito sim que a mídia influenciou muito na decisão e no desfecho desse caso.

Também concordo que há milhões de casos muito piores que nós não temos conhecimento, mas enfim, assim caminha a humanidade...

Mariana,  18 de abril de 2010 às 21:06  

Realmente foram condenados antes do julgamento. Pessoas passaaram noites em claro na porta do fórum para conseguir assistir ao julgamento, ou somente ficaram ali para verem o que acontecia. Difícil saber o quanto a opinião pública influencionou o resultado.

Márcio 27 de abril de 2010 às 01:35  

Caro, raça só existe para determinar fenotipia de animais. Não use para designar pessoas de cores e etnias diferentes.

Interessante você olhar a cobertura do caso como um jogo de futebol. Percebi a situação como uma novela bem maniqueísta desde o princípio.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO