02. 03.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A linguagem da internet e celular podem modificar a maneira como falamos e escrevemos.




Um estudo realizado no ano passado por um professor universitário na Austrália revelou que os jovens, se têm facilidade para escrever mensagens de maneira abreviada, podem não ter tanta habilidade assim para lê-las. Quase metade dos 55 estudantes envolvidos demorou duas vezes mais para ler do que para escrever mensagens do tipo “Vc q tc?”. Por que então a linguagem simplificada virou praxe entre quem usa a internet e costuma mandar mensagens de texto pelo telefone celular? Um dos motivos é a pressa o outro é a facilidade de escrever de forma simplificada, que está ligada a outra duas razões a economia mandar uma mensagem maior pelo celular pode custar mais caro e o desejo de reproduzir virtualmente o ritmo de uma conversa oral. É para acelerar o bate-papo, que na internet, em chats e programas de mensagem instantânea, acontece em tempo real.


Os principais autores da escrita simplificada são os jovens e, entre eles, os adolescentes. Eles fazem uso desse tipo de linguagem no celular e na internet, especialmente em canais de relacionamento, como o Orkut e o MSN. “Mas essa linguagem teve início nos chats”, afirma a professora Maria Teresa, que já realizou uma pesquisa na área, também começando pelas salas de bate-papo virtuais. Porém uma pesquisa mostra que essa linguagem abreviada está levando os adolescentes a lerem mais pelo fato de que meio digital o leitor tem mais autonomia na leitura - ele faz o seu próprio caminho, a sua seleção. E lê de maneira prazerosa, isso é capaz de aproximar o adolescente da literatura.


Nos e-mails. A escrita abreviada principalmente a da web, segue os padrões da oralidade. Ela substitui uma conversa ou um bate-papo, a pessoa está presente e em tempo real, apesar da distância.


É possível que essa linguagem venha, no futuro, a modificar a língua que falamos. Já começamos a incorporar, no português do Brasil, os termos da informática e da internet, como "deletar", "caps lock", "control+c", "control+v", "control+z". Há muita gente rindo em voz alta como na web: “eheheh”. A língua é uma coisa viva, porque falada”. Só a língua morta, como é o caso do latim, permanece estática. Há muitas palavras do português que sumiram e outras que foram incorporadas, ou seja, a língua é dinâmica, e sempre se transforma.
Bruna Chaves
Bibliográfia:Revista Veja.

10 comentários:

3º RP UNISA 8 de abril de 2010 às 14:55  

O perigo em usar a linguagem virtual é passar a aplica-la de forma inadequada em textos e conversas mais formais.E que devido á pressa na qual vivemos isso é facil de acontecer.
Já me peguei escrevendo um vc onde deveria ser um você.
Elaine Alves.

Flávia Valéria 8 de abril de 2010 às 17:19  

Não acho que venha modificar.....
Embora seja realmente contagiante esses “vícios” que adquirimos de abreviar, e que nos faz cometer muitas gafes. Mas cabe a nós mesmos nos policiarmos para que isto não aconteça e deixar apenas para as conversas informais com amigos, no MSN...

Unknown 8 de abril de 2010 às 22:42  

A qstão toda é essa msmo q a Elaine apontou acima.O uso excessivo dsse modo d scrita,pod acarretar num meio d c comunicar exagerado e desproposital.Pod ocorrer em textos de postura mais séria e formal,caso não haja um certo discernimento de situações.Divertida e prática, sim, porém uma maneira que se deve tomar alguns cuidados.
Deu pra entender ?

Alessandro Henriques

3º RP UNISA 9 de abril de 2010 às 12:17  

Gostei da forma de apresentação do seu comentário Alessandro. É exatamente isso, nós não podemos deixar essa linguagem digital virar um vício.

Deve-se ter o discernimento de separar quando essa linguagem é permitida, e quando não, porque se essa postura não existir, perderemos nosso valores culturais.

Bianca Esposito.

Ilda Monteiro 10 de abril de 2010 às 22:35  

Com a correria em que vivemos dificilmente alguém vai escrever tudo certinho e bonitinho, acredito que essa linguagem abreviada se deve a necessidade de uma comunicação rápida e típica de quem usa a internet e troca torpedos, além do que todas as pessoas da internet fazem uso dessa mesma linguagem.

Mas é necessário separar as coisas e não se utilizar dessa linguagem na hora de escrever textos com outra finalidade fora das salas de bate-papo.

Irailda

Anônimo,  11 de abril de 2010 às 19:41  

Também acho que devemos ter o discernimento de separmos quando podemos usar a linguagem abreviada e quando temos que ser formais, porém, o uso diário acaba criando vícios e essa linguagem passa a ser incorporada também na linguagem formal. Tenho certeza disso, pois, brigo direto com o meu irmãozinho, que por causa do msn e toda essa nova maneira de escrever sempre acaba se dando mal na hora de fazer redações e textos mais formais.


Ellen Baltazar

Elis Ribeiro,  11 de abril de 2010 às 21:36  

Essa linguagem se torna vicio, as vezes é tão automático que acabamos escrevendo até em outros lugar do mesmo jeito que escrevemos na internet.
Acho que essa linguagem veio pra atrapalhar mesmo e que muitas vezes mesmo tentando separar o lugar que pode ou não escrever assim acaba saindo.

Viviane Teodoro,  15 de abril de 2010 às 19:00  

Acredito que é preciso se policiar para não cometer uma "gafe".
Imaginem um texto com linguagem de internet, ou mesmo algumas palavras, para uma vaga de emprego = perdeu a oportunidade de mostrar o que sabe.
Agora temos que ficar alerta e revisar os textos, e-mail's antes de encaminhá-los.

Viviane Teodoro

Mariana,  18 de abril de 2010 às 21:26  

Também acho que algo possa ser modificado pela forma rápida da escrita, afinal você já foi vosmecê,que já foi vossemecê, que já foi vossa mercê.

Márcio 25 de abril de 2010 às 22:37  

Volto a perguntar: por que temos tanta pressa hoje?

Bruna, toda nova extensão, especialmente as ligadas à Comunicação, traz junto de si uma nova gama de palavras que são incorporadas ao vocabulário de uma sociedade.
Qual o o sobrenome de Maria Tereza? Qual universidade australiana desenvolveu a pesquisa que você citou em seu post?

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO