02. 03.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O PODER DA MÍDIA E A FAMA DOS CINCO MINUTOS



A mídia tem um grande poder, como elevar uma pessoa, colocá-la na ‘higt society’, ou fazer com que ela fique famosa. Agora parem e pensem... Essa fama dura muito tempo? O suficiente para que uma pessoa construa sua vida e proteja seu futuro?

Ao mesmo tempo em que a mídia consegue erguer uma pessoa, também tem o grande poder de devastar essa fama construída... A famosa ‘fama dos cinco minutos’.

Hoje, dou-lhes o exemplo de Léo Santana. Conhecem? Se não conhecem, com certeza vão saber quem é pela música ‘Rebolation’. Uma canção - se é que podemos denominá-la como tal - que estourou no Carnaval 2010. Por favor, me digam quanto tempo mais o famoso ‘rei do rebolation’ ficará com sua fama no topo e quanto mais seremos obrigados a ouvir esse ‘hit’ ?

Na semana do dia 29 de março, a revista Veja publicou uma matéria sobre o rapaz que lançou o maior hit de Carnaval deste ano. Em sua introdução citou: “O baiano que segura o rebolation: Aos 21 anos, Léo Santana faz todo mundo botar a mão na cabeça e sacolejar, até uma certa candidata. De rebolation em rebolation, já tem carrão, brincão, relojão e ambição de conquistar mais ainda”

Pasmem! A música não só tomou proporções nacionais, como também INTERNACIONAIS. Em Angola, o hit carnavalesco também foi o rebolation. Por incrível que pareça, a música virou febre. Para terem uma ideia, até na Itália o baiano já se apresentou três vezes. Além disso, o garoto fará uma turnê pelos EUA em agosto. Isso é realmente possível?

Quantos artistas brasileiros que tem talento, que possuem vasta experiência e que realmente são donos de grandes valores e trabalhos, já fizeram turnês internacionais? São muitos, eu sei, mas também existem tantos outros que não tiveram essa chance e oportunidade, e seus trabalhos não foram tão bem reconhecidos.



Coloco em meu post outra citação do colunista Lauro Jardim, da Veja.com: “A praga do rebolation: A intragável Rebolation, do grupo baiano Parangolé, alcançou 75.000 downloads para celulares desde o Carnaval até quinta-feira passada (02.04). Garantiu, assim, o primeiro lugar na lista das músicas mais baixadas no período”. Realmente, duas palavras ditas que formulam tudo, PRAGA E INTRAGÁVEL. Impressionante, também, o mesmo veículo com opiniões diferentes. É para rir.

Por quanto tempo mais a sociedade vai aturar esses artistas e colocá-los em pedestais? Pessoas cruas, com pouco valor profissional a nos dar. Quais são as lições que essas pessoas vão nos passar? Quais os valores e o quanto essa ‘cultura’ vai nos agregar? O que ganhamos com isso? Nada... é fato.

Penso, também, naquela outras que foram para a fama, se inebriaram e perderam TUDO. Da noite para o dia. Tudo! Lembrando... A fama pode te elevar ou te destruir. Ou você constrói algo útil e com conteúdo, ou não dura tempo suficiente para se torna exemplo às outras pessoas.

Aí esta uma coisa para pensarmos. Quanto tempo mais vamos aturar a fama dos cinco minutos?

Alô minha galera preste a atenção o Rebolation
É a nova sensação, meninos e meninas não fiquem de fora
Que vai começar o pancadão o swing é bom gostoso de mais
Mulheres na frente homens atrás
Mão na cabeça que vai começar.

Rebolation é bom bom
Rebolation é bom bom bom (6x)

Bota a mão na cabeça que vai começar
o Rebolation tion tion, Rebolation
o Rebolation tion tion, Rebolation
o Rebolation tion tion, Rebolation
o Rebolation tion tion, Rebolation

Alô minha galera preste a atenção o Rebolation
É a nova sensação, menino e menina não fiquem de fora
Que vai começar o pancadão o swing é bom gostoso de mais
Mulheres na frente os homens atrás

Mão na cabeça que vai começar
O Rebolation tion tion, Rebolation
O Rebolation tion tion, Rebolation
O Rebolation tion tion, Rebolation
O Rebolation tion tion, Rebolation

Ô Rebolation é bom bom
O Rebolation é bom bom bom
Se você fizer fica melhor (4x)

Bota a mão na cabeça que vai começar
O Rebolation tion tion, Rebolation
O Rebolation tion tion, Rebolation
O Rebolation tion tion, Rebolation
O Rebolation tion tion, Rebolation

Ô Rebolation é bom bom
O Rebolation é bom bom bom (5x)

Quanto conteúdo, não? A letra é magnífica! Fica a dica e irônia para quem quiser ouvir!

14 comentários:

Carla Augusto,  9 de abril de 2010 às 15:09  

Muito bom seu post Bia, realmente a midia tem o poder de elevar ou destruir uma pessoa as vezes faz as duas coisas com a mesma pessoa. Para quem está nesta situação é bom aproveitar os seus 5 minutos de fama e investir o dinheiro ganho com suas "porcarias" em algo que vá dá algum retorno no futuro, afinal tudo isso passa e pessoa acaba voltanto para a mesma vidinha de antes. Um caso de quem soube aproveitar seus 5 minutos de fama foi a Tati Quebra Baraco (aquela do Dako é bom...)ela usou a boa quantia de dinheiro ganho na época de seu sicesso e investiu em imóveis (entre eles um prédio comercial na Avenida Paulista) e outras coisas rentáveis que irão lhe garantir um bom futuro (claro se ela souber administrar).
Infelizmente essas músicas sem letra acabam grudando em nossa cabeça que nem chiclete e quando você menos espera se pega cantando, mas isso dura até a proxima música chiclete aparrecer, é isso o que acontece com todos, alguém se lembra do Bonde do Tigrão, Kelly Key e por aí vai.

Izabella Nanni,  10 de abril de 2010 às 21:04  

Em 2010 é o Rebolation e 2011 será outro, e por aí vai. Como a Carla disse acima, já passaram pela mesma situação do tal citado por você, a Tati Quebra Barraco, o Latino com aquele apê dele, o Tigrão, É o Tchan e aparentemente virão muitos outros. As pessoas gostam, a mídia fornece e fica tudo certo.
Graças à internet, tv a cabo, etc, você tem a possibilidade de buscar o que te interessa seja educativo ou apenas para entreter. Aí vai de você selecionar e se contentar com a escolha.

Ilda Monteiro 10 de abril de 2010 às 23:32  

É Izabella a cada ano terá a febre da vez!!!! Cada um em busca do seus minutos de fama, a música brasileira está deixando muito a desejar com letras cada vez mais sem sentido.

O Funk por exemplo não acrescentam nada a ninguém, principalmente as crianças que é uma boa parte do público que consome este tipo de música que desvalorizam a imagem feminina.

Irailda

Anônimo,  11 de abril de 2010 às 20:18  

Concordo com os post acima.
A cada ano é lançado uma nova porcaria que é intitulada como música e a nova sensação do momento. A mídia tem o poder de fazer isso valer como música. Cabe aos "cantores" aproveitarem esse 5 minutos de fama e fazer o seu pé de meia.

Ellen Baltazar

Elis Ribeiro,  11 de abril de 2010 às 21:41  

Acho que tudo tem um limite, lembro de ver reportagens de crianças dançando funk pesado, por causa dessas "febres" e modinhas que viram por conta da midia.
Eu me pergunto onde estão os pais dessas crianças que deixam elas ouvirem e dançarem o rebolation ou então uma musica da Tati quebra barraco?

Izabella Nanni,  11 de abril de 2010 às 22:19  

Onde estão os pais Elis???

Chamando o resto da familia pra ver o filhinho dele na velocidade 5...Isso quando não levam o coitado no Raul Gil pra se apresentar lá.

Patrícia Barreto 12 de abril de 2010 às 19:25  

Concordo com tudo postado até o momento.
Em cada momento (ano, semestre..)aparece um hit, ou qualquer outra coisa, para ser a febre do momento. Pais?? Eles já não se preocupam com a cabeça e a "decência" dos filhos, ver a vida deles como sociedade do espetáculo é muito melhor (não generalizando).

Acredito que isso ocorre porque os meios de comunicação já não filtram quem irá aparecer, se tiver algo que forneça mais lucros, opaa! tá dentro.
rsrs

Maristela Zago,  13 de abril de 2010 às 16:56  

Acho até irônico, nós alunos de Comunicação, que se vangloriam pela "liberdade de expressão" criticarmos o que é ou não veiculado na mídia.
Me incluo no grupo que acha ridículo dar tanto espaço pra uma música tão tosca, fazer sensacionalismo com a desgraça alheia, abusar do bom senso em reality shows, etc...
Mas até que ponto não somos nós que contrubuimos para que isto continue?
Que atire a primeira pedra quem nunca colocou um toque ridículo no celular, ou quem nunca assistiu um episódio sequer do BBB, ou até mesmo, ficou quieto em casa pra ouvir o que se passa na casa do vizinho....

Adriana Guimarães,  16 de abril de 2010 às 18:50  

"Por quanto tempo mais a sociedade vai aturar esses artistas e colocá-los em pedestais?" Respondendo a pergunta... Enquanto fizer parte do gosto da massa hits como o Rebolation que não tem conteudo, mas "é o que o povo gosta" a sociedade toda terá que aturar.
E concordo com o que a Maristela disse,"Que atire a primeira pedra quem nunca colocou um toque ridículo no celular, ou quem nunca assistiu um episódio sequer do BBB, ou até mesmo, ficou quieto em casa pra ouvir o que se passa na casa do vizinho".

Cristina Okuma,  17 de abril de 2010 às 18:25  

Talvez a culpa disso tudo seja a cultura da massa. O que a mídia faz é vender toda essa cultura inútil. Como o nome mesmo já diz: massa é muita gente, então são os que mais consomem e a mídia aproveita, somos gotas d'água comparados ao mar da massa. Não adianta só ficarmos pasmos com essas inutilidades... Mas de qualquer forma, enquanto o lucro for o único objetivo dos meios de comunicação, essas febres de porcarias continuarão enchendo nossos olhos e ouvidos...

Fábio Santana,  19 de abril de 2010 às 20:00  

Ehhhh... um simples rebolation causa tanta polêmica. Ouve quem quer!! voce nao eh obrigado a ouvir uma musica que nao lhe agrada, pelo que eu sei nao tem nenhuma lei que obriga a todos cidadaos ouvirem REBOLATION, assim como a Maristela falou somos comunicadores e liberdade de expressao nao devemos julgar eu acho.... Nao quer ver ou ouvir muda de canal. muda de estaçao de radio, desliga tudo e vai ler um livro ou se gosta de ouvir isso ajuda na campanha "Dança Dilma" rsrsrs. Ah eu quero dizer tambem que nao é somente uma cultura de paises subdesenvolvidos ou pobres na propria potencia mundial eles sao abarrotados de besteiras como realitys insanos e programas insolentes. Entao liberdade o mundo é livre ou deveria ser, cada um tem o direito de ouvir e ver o que quer mais ai cabe a nós a futura geração conscientizar a populção como seria a melhor maneira de adquirir uma cultura inteliggente.

Cristina Okuma,  22 de abril de 2010 às 01:40  

Eu discordo do Fábio, e quando esse povo que coloca o som de trio elétrico no carro passa na sua rua? Só se eu ficar surda né? Afinal, ouvido não tem cerca... Eu vou olhar pro cara e falar, "por favor amigo, pode abaixar esse super som, porque eu não gosto de rebolation!" ?

Portanto, não é ouve quem quer... o meu vizinho está ouvindo e eu tenho que ouvir também..rsrsrsrs, mas falando sério, isso é verdade, tem gente que pensa que todo mundo é obrigado a ouvir o que eles estão ouvindo, até no ônibus somos obrigados a ouvir certos tipos de música que só no inferno eu ouviria. O meu direito acaba quando o alheio começa, mas as pessoas não tem educação, e educação não é na escola que se aprende... A liberdade está aí, mas temos que saber respeitar o espaço do outro (pra isso existe o fone de ouvido).

Márcio 25 de abril de 2010 às 22:26  

Quando pensar e articular ideias se torna cada vez mais difícil tudo que resta é o "rebolation". Detalhe em "inglês" para mostrar como somos globalizados.
Vivemos num tempo em que as pessoas cultuam apenas corpos e rejeitam com ódio qualquer atividade intelectual.
Consomem hits da moda que duram os "15 minutos" de fama avisados por Warhol e depois, como gafanhotos, seguem para novas "plantações".
Falta talvez um gosto mais refinado e uma estética mais apurada. Mas na sociedade do descartáve, quem quer perenidade e noções sólidas de estética?

Márcio 25 de abril de 2010 às 22:27  

PS - Vexaoório o comportamento da repórter de Veja com o entrevistado. Ela só faltou escrever na matéria que queria ir para a cama com nosso mais novo cantor celebridade miojo.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO